Familia

Familia

domingo, 1 de janeiro de 2012

DISCIPLINAR, EDUCAR, ORIENTAR, INSTRUIR, ACONSELHAR


O dia a dia de uma mãe que deseja o melhor para seu filho é cheio de interrogações ...

1- De que maneira devo disciplinar meu filho?
2- Como educá-lo a fim de que ele se transforme em um homem de bem, cheio de fé e obediente ao Senhor?
3- Como orientá-lo para que ele faça o que é certo aos olhos do Senhor?
4- Como instruí-lo no caminho em que deve andar?
5- Como posso aconselhá-lo sabiamente?

As respostas para estas perguntas encontramos na Palavra de Deus que é cheia de sabedoria ...

"Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Provérbios 3:11-12).

"O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).

"O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe" (Provérbios 15:20).

"O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria. O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz" (Provérbios 17:21,25).

"Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar"(Provérbios 19:18).

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela" (Provérbios 22:6,15).

"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno" (Provérbios 23:13-14).

"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma" (Provérbios 29:15,17).

Veja, amada mãe, que tesouro temos em nossa própria casa! Que tesouro temos diante de nossos olhos! Que conselhos bons e cheios de sabedoria! Podemos dizer que o livro de Provérbios é o manual de disciplina da criança, cheio da sabedoria de Deus e de instruções que poderão nos ajudar a treinar nossos filhos em incontáveis caminhos. É um livro que nos mostra que devemos usar a vara quando necessário.

Mãe, nunca deixe de disciplinar seu filho, pois fazendo assim você estará agindo contra os princípios perfeitos de Deus. LEMBRE-SE sempre do seguinte:

* A Bíblia diz a mim e a você que ... "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela" (Provérbios 22:15).
A psicologia moderna nos diz que o ser humano é basicamente bom mas a Bíblia diz que ele é falho, corrupto por natureza e precisa se converter e se regenerar.

* Se você não disciplina o seu filho o resultado para a sua tristeza é este ... "O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria." (Provérbios 17:21).
E mais ...
"O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz" 
(Provérbios 17:25).
E ainda mais ...
"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe"
(Provérbios 29:15).
* Se você decide disciplinar seu filho, veja, então, o que a Bíblia diz sobre esta sua decisão ...
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele"
(Provérbios 22:6).
Veja que promessa maravilhosa para a vida do seu filho! Portanto, mãe, comece a disciplinar seu filho, pois ... "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).
Não espere que seu filho obedeça ou faça tudo correto se você não o treinar, não o ensinar. Você tem que ensiná-lo a, por exemplo, não pegar no jarro que está na mesinha do seu conjunto da sala de visita, a não subir a escada que vai para o primeiro andar, porque é perigoso, a não colocar o dedinho na tomada de luz ... Seu filho deve ser treinado "no caminho em que deve andar" (Provérbios 22:6). Este caminho não é o caminho natural da criança mas é o de Deus.

Mãe, lembre que na disciplina você tem que fazer o uso da vara ... "Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno" (Provérbios 23:13-14).
A vara, que é mencionada na Bíblia quatro vezes, é o instrumento bíblico próprio da disciplina.
Devemos estar atentas para não usarmos nossas mãos, nem os punhos, nem tapa, nem bofetada, nempontapé ... O instrumento que devemos usar é a vara.
Lembremo-nos sempre do que a Bíblia nos diz ... "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário